sábado, 23 de fevereiro de 2013



Haddad exonera 400 funcionários contratados na administração Kassab

Lista de dispensa Em mais um gesto de contestação à herança de Gilberto Kassab, Fernando Haddad exonerou 400 funcionários de confiança instalados pelo antecessor nas 31 subprefeituras cumprindo cotas de indicações de vereadores e partidos aliados. Os cargos serão preenchidos gradativamente, mas o prefeito proibiu apadrinhamentos para funções de coordenação e supervisão. Pela lógica do governo Haddad, só as chefias de gabinete serão ocupadas por servidores de perfil político.

Geopolítica 1 Salvo alteração de última hora, Recife, capital do Estado governado por Eduardo Campos (PSB), está excluída do mapa das caravanas do PT e de Lula, que começam na quinta-feira, em Fortaleza. O roteiro prevê nove escalas até o encerramento em Salvador, em maio.

Geopolítica 2 Organizados pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, e pelo instituto do ex-presidente, os seminários serão temáticos. O de Cuiabá (MT), em 15 de março, abordará a agricultura. O evento de Manaus (AM), previsto para 20 de abril, tratará de sustentabilidade.

Hortifrúti Em busca de adesões para fundar seu novo partido, Marina Silva percorrerá hoje a feira do Guará, no Distrito Federal. A ex-ministra levará a tiracolo o deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que dá suporte à criação da Rede.

Subliminar De um pessebista, sobre a "rinha" entre PT e PSDB apontada por Eduardo Campos: "Que marketing é esse do Aécio que reforça o 13, número do PT?".

Diplomacia 1 Após a polêmica sobre Yoani Sánchez, o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, se reuniu anteontem com membros da assessoria internacional da Presidência.

Diplomacia 2 O Planalto diz que o embaixador, que liderou ação para difamar a blogueira, pediu a audiência na semana passada.

Nada feito Além das exigências que conseguiram emplacar para evitar greves futuras, as federações petroleiras tentaram que o governo desistisse da multa arbitrada pelo TST para a paralisação de ontem. Consultado, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse não.

Sujou A Câmara de São Paulo mudou as regras da Ficha Limpa para contratação de funcionários. Portaria da Mesa Diretora permite que o servidor ateste de próprio punho que não tem pendências judiciais para ser admitido. Antes, era exigida a apresentação de certidões negativas.

Alvo fácil Enquanto insiste na discussão de emenda que restringe o poder de investigação do Ministério Público, a Assembleia paulista passará a debater projeto recém-apresentado por Vitor Sapienza (PPS) que cria o "Dia Estadual do Ovo".

Guardanapos... O ex-procurador-geral de Justiça do Rio Cláudio Lopes arquivou procedimento que investigava as viagens do governador Sérgio Cabral com Fernando Cavendish, dono da Delta. A decisão foi tomada em 9 de janeiro, oito dias antes de Marfan Martins Vieira assumir o lugar de Lopes.

... limpos No despacho, Lopes afirma que não há indícios de improbidade nas viagens do governador com o empresário. Cabral esteve com Cavendish em Mônaco, em viagem particular, e em Paris, durante missão oficial.

No atacado Pré-candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) reunirá prefeitos e secretários das 399 cidades paranaenses segunda-feira, no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Anunciará repasse de R$ 39 milhões para saúde preventiva, incluindo campanhas e vigilância sanitária.

*
TIROTEIO

Com o preço estratosférico e a especulação que corre solta no Rio de Janeiro, o jogo deveria se chamar Bando Imobiliário.

DO DEPUTADO MARCELO FREIXO (PSOL-RJ), sobre a versão do tradicional jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário", que destaca ações do governo Eduardo Paes.

*
CONTRAPONTO

Fora de área

Durante as negociações sobre a MP dos Portos, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) pediu que o ministro Leônidas Cristino (Portos) não executasse multa judicial de R$ 200 mil pela greve no setor. Ao perceber que o governo não queria negociar, o dirigente da Força Sindical disse:

--Vou telefonar agora e pedir para a greve, de sete horas, continuar até completar 24 horas, já que multa refere-se ao valor de um dia.

Cristino decidiu consultar o Planalto. Na volta, disse:

--Aceitamos não cobrar a multa, mas o senhor nem pegue neste telefone durante a reunião!

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI


Doma pode ser revogada nos Estados Unidos.


A administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu formalmente à Suprema Corte do país para declarar a inconstitucionalidade de uma lei de 1996 que define o casamento como sendo exclusivamente a união entre um homem e uma mulher. No mês que vem, os nove juízes da corte vão revisar a possível revogação da Lei de Defesa do Matrimônio, ou Doma, como é chamada no país, que proíbe o casamento entre homossexuais.

Segundo relatório enviado pelo governo à Suprema Corte, a lei "viola a garantia constitucional de proteção igualitária" e "nega a dezenas de milhares de casais homossexuais, que estão legalmente casados sob leis estatais, uma série de importantes benefícios federais que são disponibilizados para casais de sexos diferentes".

A decisão do governo de desafiar a lei Doma não é surpreendente, uma vez que Obama já sinalizou em diversas ocasiões ser favorável ao casamento gay. As informações são da Dow Jones.



Agente Policial se infiltra na UTI para investigar médica do PR



A investigação da Polícia Civil que levou ao indiciamento de uma médica sob suspeita de homicídio teve o apoio de um policial disfarçado de auxiliar de enfermagem na UTI de um hospital de Curitiba.

Será o maior erro investigativo, diz médica sobre mortes em UTI
Médica presa 'mandava e desmandava' na UTI, diz colega
Morte de pacientes de UTI não tem razão financeira, diz investigação
Defesa de médica suspeita de matar pacientes diz que não há prova
Polícia investiga formação de quadrilha em mortes em hospital do PR

Segundo apurações da Folha que esse agente permaneceu por dois meses infiltrado no Hospital Universitário Evangélico, entre o fim de 2012 e o início deste ano, próximo de Virgínia Soares Souza, 56, presa desde o início da semana. Ela nega ter cometido crimes.

A polícia usa o relato desse policial na investigação, iniciada há um ano, e ainda apura a possível participação de outros funcionários da UTI na morte de pacientes. O inquérito está sob sigilo.

A prisão da médica motivou uma onda de registros de ocorrência por familiares de pessoas que morreram quando estavam internadas no local.

Cerca de 60 novos depoimentos foram colhidos desde terça-feira pela polícia, dez vezes o total de casos do inquérito --que oficialmente investiga seis mortes, segundo apurou a reportagem.

A técnica de enfermagem Edinéia de Lima Leal, 27, foi ontem à polícia relatar a morte do irmão Ewerton Virgílio Leal, 21, em 2012, de parada respiratória, após sofrer acidente de motocicleta, ficar tetraplégico e passar 30 dias internado.

"O quadro era grave por causa da perda de movimentos. Mas era um menino de 21 anos, supersaudável", disse à Folha.

Segundo ela, o irmão chegou a dizer que queriam matá-lo, retirando o oxigênio dele várias vezes. "Nós não temos prova, mas queremos que investiguem", disse. O hospital confirma que Ewerton esteve internado na UTI.

Segundo policiais, os novos casos são registrados e darão origem a outros inquéritos. Será analisado se os relatos são verossímeis e, se comprovadas irregularidades, poderão ser anexados à investigação principal.
Uma ex-paciente disse ao "Jornal Nacional" que ficou internada em dezembro e ouviu a médica mandando que desligassem seus aparelhos. Ela disse que, na ocasião, escreveu um bilhete pedindo para que fosse retirada de lá.

Ontem, o "Jornal Hoje" exibiu depoimento de uma ex-técnica de enfermagem que disse ter visto um colega injetando uma seringa numa paciente de 83 anos, em 2009, após conversa com Virgínia.

"Minutos depois, ela [a idosa] foi a óbito", disse a mulher, que não se identificou.

A direção do hospital diz já ter mudado a equipe da UTI

Tragédia na Rodovia Imigrantes causa pânico, mata e deixa vários feridos.




ESSE É O SEU HOLERITE?


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


Papa anuncia sua renúncia.


O Papa Bento XVI, em sua primeira fala em público desde que anunciou sua renúncia, disse nesta quarta-feira (13) no Vaticano que tomou a decisão de abandonar o pontificado "em plena liberdade, pelo bem da Igreja".

Bento XVI disse que "orou arduamente e examinou sua consciência" antes de tomar a decisão.

O pontífice alemão, de 85 anos, reiterou que está consciente da gravidade da decisão, mas também que está consciente da diminuição de suas forças espirituais e físicas.

Ele disse ter certeza que a Igreja iria sustentá-lo com orações e que Cristo continuará sendo seu guia.

O papa chegou às 10h44 locais (7h44 de Brasília) para a tradicional audiência geral das quartas-feiras, na Sala Paulo VI, e foi aplaudido de pé por emocionados fiéis de vários países, inclusive do Brasil.

Depois de ouvir os gritos de "Bento, Bento!", o pontífice agradeceu pela calorosa recepção.

"Agradeço a todos por vosso amor e vossas orações", afirmou, com aparência cansada.

Na audiência, o Pontífice recebeu no Vaticano mais de 3.500 fiéis e peregrinos para a sua catequese e fez a saudação em várias línguas, entre as quais o português, falando sobre o período da Quaresma (assista no vídeo acima). Ele agradeceu à presença de fiéis, citando literalmente as cidades de Curitiba e Porto Alegre. Leia a íntegra.

O Papa também celebra hoje a Santa Missa de quarta-feira de cinzas, que abre o período da Quaresma. A missa será rezada a partir das 13h50 de Brasília.

Na véspera, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que o Papa Bento XVIestá usando um marcapasso cardíaco "há algum tempo", mas que seu estado de saúde é bom e que ele estava "lúcido e sereno" quando tomou a histórica decisão de encerrar precocemente seu pontificado.

Renúncia histórica


Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais no Vaticano, na segunda-feira. O conclave de cardeais deve escolher o novo Papa até a Páscoa, prevê o Vaticano.

O padre Lombardi disse que as baterias do marcapasso foram trocadas há três meses, em uma intervenção pequena, mas que isso não influiu na decisão da renúncia papal.

"Isso não influiu na decisão, as razões estavam na sua percepção de que sua força tinha diminuído com a idade avançada", disse.

A informação sobre o marcapasso papal, que não era de conhecimento público, havia sido adiantada pelo jornal italiano "Il Sole 24 Ore", que afirmou que o papa usava o artefato havia dez anos.

Lombardi também confirmou informação dada na véspera, de que Bento XVI vai manter a agenda de trabalho até dia 28, quando vai renunciar.

Isso inclui uma audiência com o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, no próximo sábado (16).

A última audiência pública do papa, no dia 27, será na Praça de São Pedro, no Vaticano, para permitir que os fiéis possam assisti-la e se despedir do Papa.

O porta-voz também reafirmou que Bento XVI não vai interferir na escolha de seu sucessor, deixando os cardeais livres para decidirem. Federico disse que, após a renúncia, Bento XVI não terá nenhum papel na chefia da Igreja Católica.

Renúncia


O surpreendente discurso da renúncia, a primeira de um papa em séculos, foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano.

A Santa Sé anunciou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo.

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motívo da renúncia.

O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger.

Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.

O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.

Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados, segundo a Santa Sé.

O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.

Decisão surpreendente

O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.
Cladio Marzo é internado no Rio de Janeiro.


Claúdio Marzo foi internado na Clínica São Vicente, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, onde deu entrada com um quadro de insuficiência respiratória. A assessoria de imprensa da unidade hospitalar disse que o estado de saúde do ator é estável, mas ainda não há previsão de alta.

Alexandra Marzo, filha do ator, conversou com o Purepeople na manhã desta quarta-feira (13). Ela preferiu manter a discrição sobre o assunto, sem dar muitos detalhes sobre a saúde do pai, mas afirmou que ele tem progredido.

"Muito obrigada pelo preocupação e por ligar. Ele está bem melhor", declarou.

Claudio Marzo tem 72 anos. Seu último trabalho na TV Globo foi na novela "Desejo Proibido", em 2007. Na trama, ele atuou ao lado de atores como Fernanda Vasconcellos e Murilo Rosa. O artista já foi casado com Xuxa Lopes, Betty Faria e Denise Dumont.

No Carnaval, ele era esperado no sítio da família, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, mas acabou não viajando por conta do imprevisto com sua saúde.