sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pirâmide Alimentar!

Quais são os alimentos indispensáveis em uma alimentação saudável? Para se falar de uma alimentação saudável, existe um "instrumento" de alimentação chamado Pirâmide Alimentar. Que é constituída de grupos de alimentos que facilita ao consumidor a  identificação de quais desse alimentos deve estar presente em cada refeição. Observando essa pirâmide, pode-se notar que ela tem uma forma triangular que sobe do grupo dos carboidratos , onde envolve, os pães, as massas, a farinha, macarrão, batata, inhame, entre outros, subindo para o grupo que componho com hortaliças, como as verduras e as frutas, onde se deve ter presença na maior parte das refeições do dia, acima o grupo das proteínas, que são os grãos, as carnes e os leites, até chegar o topo, onde esta concentrado as gorduras e o açúcar, que deve ser consumido em menor quantidade, isto é, quanto menos melhor. 




Parece difícil lembra de todas essas regrinhas mais o importante é não exagerar em nenhum desses grupos. É bonito admirar o mundo das comidas, é muito atraente as cores, o aroma e o sabor, são irresistíveis. Com tanta variedade de comida que existe, fica difícil resistir as tentações, mais tenha calma e fique tranqüilo, pois é possível comer bem e de forma equilibrada, basta encontrar o caminho certo da alimentação saudável. Quer aprender a montar um prato equilibrado no almoço e no jantar? Vamos lá. Bom no almoço, em um restaurante self service por exemplo, o primeiro a fazer é observar as opções do buffet, começando pela salada compostas por verduras e legumes. Que na pirâmide alimentar esta localizada no grupo das hortaliças. 






Lembrando que nesse primeiro instante deve-se também consumir os queijos brancos, leites e derivados do leite, que esta localizado no grupo das proteínas. Parindo dai vem as coisas mais gostosas, ou seja, as saborosas, mais cuidado, pois nessa parte deve-se maneirar muito. Se for naqueles buffets onde existem 3 tipos de arroz cuidado para não pegar as três opções, você deve escolher o arroz integral, aquele mais escurinho e com um gostinho estranho, mais que é rico em fibras. Você deve escolher esse tipo de arroz, pois lá na frente com certeza terá as massas, como o macarrão, a lasanha, os raviolis. Na hora de escolher as carnes, ligadas também ao grupo das proteínas, deve-se optar pela carne branca, como o frango e o peixe, que são isentos de gordura saturada (aquela que faz muito mal ao nosso amigão, o coração), sendo assim, você estará livre do colesterol, um mal que pode causar infartos. O interessante é que se você optou pelo arroz, não é necessário consumir massas, então a parte do macarrão, da lasanha, dos raviolis, é melhor pular. Para maiores dicas acesse o site www.minhavida.com.br. Lá você saberá tudo sobre uma boa e saudável alimentação!!! 





Por Daniel Soares e pesquisa realizada no site: msn.minhavida.com.br

Um comentário: