HOMENAGENS!!!



… mundo maravilha…🎠


🎶… você estava de volta ao bairro, em alguma esquina, a minha espera…🎶


#Cazuza🎤


Olá, leitor (a), 

espero que tudo esteja bem com você.


A homenageada de hoje é


🔸Mara Maravilha,


Batizada como Eliemary Silva da Silveira.


🔸cantora,


🔸compositora,


🔸apresentadora,


🔸atriz e


🔸empresária


brasileira.


Em toda sua carreira a artista recebeu treze discos de ouro, oito discos de platina, dois discos de platina duplo e um disco de diamante.


Em 1987 estreou o programa infantil 🔸Show Maravilha,


Nessa geração, Mara lançou um álbum, um disco, um disco vinil, enfim, ela lançou o álbum somente com o nome:


Mara;🖌️


Nas canções deste disco, Mara regrava o sucesso:


Cúmplice do poeta daquela geração


Cazuza 👨🏼.


Mara 🎤, segundo os especialistas:


Arnaldo Sacomanni e


Paulo Massadas, por ser afinada.


Mara foi convidada a interpretar


Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Cazuza, Roberto Carlos, entre outros artistas brasileiros.


Em pouco tempo, Mara virou um dos maiores ídolos da história da televisão brasileira, tanto que entra para o roll das então três maiores apresentadoras infantis da história da TV brasileira.

Mara no ano de 1982 fez um sucesso premiado com o hit, a música, a letra, a canção:
▪️ Chega, stop, pare com isso!
Chega stop!
E pare com isso
O que você pensa que eu sou?
Não sou seu espelho, nem sou seu copo
Não sou sua mina, nem seu robô…
Tudo com você tem que ser
Mas tudo com você tem que ser
E eu não suporto quando alguém me diz:
-Vai fazer, vai fazer, sem saber…
Chega stop!
E pare com isso
O que você pensa que eu sou?
Não sou seu espelho, nem sou se copo
Não sou sua mina, nem seu robô
Tudo com você tem que ser
Mas tudo com você tem que ser
E eu não suporto quando alguém me diz:
-Vai fazer, vai fazer, sem saber…
Da minha vontade!!!
Vai fazer, coisa nenhuma
Tem que ser, nada
Vai fazer, não, não
Tem que ser, não tem que ser
Oh, oh, uh, uh, uh
Tudo com você tem que ser
Mas tudo com você tem que ser
E eu não suporto quando alguém me diz:
-Vai fazer, vai fazer, sem saber…
Da minha vontade!!!
Vai fazer, coisa nenhuma
Tem que ser, nada
Vai fazer, não, não
Tem que ser, não tem que ser
Oh, oh, uh, uh, uh
Chega Stop!
E pare com isso, ohh
Não, não!
Chega Stop!
E pare com isso
Chega Stop!
E pare com isso
Oh uouh!
Não, não, não
Chega Stop!
E pare com isso
Oh, oh, uh, uh, uh.
Essa música trazia para a época um empoderamento importante que buscamos até os dias atuais.

Confesso, que quando ganhei o vinil Mara, no ano de 1990,eu estava com 10 anos de idade, recordo de ouvir repetidamente a canção Cúmplice, até porquê eu já conhecia, minha irmã ouvia o álbum exagerado do Cazuza a todo instante, era declarado o amor que ela tinha pelo artista Cazuza.


Concluindo, quero especificar meu contato com a música Cúmplice que a Mara Maravilha cantou.


Para muitos, Mara Maravilha é uma estrela ✨ da música popular brasileira 🇧🇷.


Atenciosamente:


#jornalistadanielsoares…✍🏼






Parabéns Gal Costa.





Lembro me como se fosse hoje, eu tinha apenas 08 anos quando ouvia meu irmão ligando a rádio América na extinta rádio AM.
A música não fazia muito sentindo, mas, a vóz aveludada me encantou.

...Chuva de prata que cai sem parar.
Quase me mata de tanto esperar...

Este foi o trecho da canção que meu irmão ouvia.

Anos mas tarde, já crescidinho, com aproximadamente 12,13 anos, novamente ouviria aquela vóz, mas, desta vez, uma amiga( que inclusive anda sumida), me deu um vinil escrito Gal Profana, uma mulher segurando um baton.
Aquilo, segundo minha mãe era imoral, mas, quando minha amiga punha na vitrola, não deu outra, uma avalanche de recordação vei a minha memória, lembrava que aquela era a voz da mesma cantora que meu irmão ouvirá 4, 5 anos atrás.
Desta vez foi ouvindo aquela canção:

... E o menino com o brilho no sol
Na menina dos olhos sorri e lhe estende a mão.
entregando o seu coração.
e eu entrego o meu coração...

De volta ao começo era o nome da canção.
Achei aquele texto u,a obra prima, e um tempo após, descobri o poeta, cantor e compositor Gonzaguinha, outra estrela.
Mas, hoje estou homenageando Gal pelo seu aniversário!

É com grande honra que dedico estas palavras a uma estrela mundial, nascida no Brasil, especificamente na Bahia.

Gal Costa hoje dia 26 de Setembro é seu aniversário, no entanto, quem ganha presente somos nós, por ter você nos dando sensibilidade, amor e esperança através de suas interpretações musicais.

Parabéns com muita saúde, paz e prosperidade!
 Muito obrigado.

Jornalista Daniel Soares


________________________

capa do livro: Só as mães são felizes










Vamos registrar aqui nessa página um espaço reservado as grandes personalidades internacionais e nacionais. E começaremos por uma grande mulher, que abriu mão de seus sonhos para se tornar uma super mãe. Ela foi cantora na década de 70, gravou 2 LP's, conhecidos como vinil, casou-se com o produtor musical João Araujo, com quem teve um filho chamado Agenor de Miranda Araújo Neto, que futuramente se tornaria Cazuza, um grande cantor, compositor e poeta da musica brasileira. Vamos retratar aqui um pouco da trajetória de Lucinha Araujo.
Ela foi batizada com o nome Maria Lúcia Araújo, nasceu em Vassouras, município do estado do Rio de Janeiro aos 02 de agosto de 1936. Casou-se cedo, com aproximadamente 18 anos, quis ser uma grande cantora, lançou 2 álbuns que não emplacaram nas rádios, conseqüência de ter se tornado mãe de um único filho, que literalmente mudou sua vida, seus pensamentos, sua postura e principalmente sua visão do mundo. Lucinha em entrevista a Ronie Von no programa Todo Seu depôs sobre sua breve carreira de cantora, falou também do casamento, do filho e de sua fundação Viva Cazuza.  Em um pequeno período, passou de uma simples mulher a uma super mãe, vamos rotulá-la dessa forma, afinal, essa grande mãe viu o sofrimento de seu filho. Presenciou de perto seu maior presente ser infectado por uma doença que até hoje é um tabú e incurável. Imaginem só um rapaz de classe média alta, carioca contrair o virus HIV em plena década de 80, onde o país vivia uma transição política, onde as pessoas eram totalmente tradicionais e desenformadas, pessoas que estavam se acostumando com uma tal de democracia, pois é, esse era Cazuza, filho dEssa mulher que sentiu na pele a rejeição e o preconceito, mais isso só a fez se tornar um ser humano forte e infalível. Lucinha lutou juntou com seu filho e lógico com o apoio de seu esposo o maior drama de sua vida. Usou da influência de seu esposo e também de seus recursos financeiros para viajar em busca da solução e cura da doença que a fazia perder a cada dia seu filho. Sem saber do que se tratava, foi chamada de a mãe do filho que contraiu a peste gay, nome dado a Aids no inicio de seu aparecimento no Brasil. Entre tantas viagens, hospitais e medicamentos Lucinha viu seu filho morrer em outubro de 1989. Mais foi em 1990, que ela decidiu não ter mais a depressão como amiga e através de uma casa oferecida pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, abriu a Fundação Viva Cazuza, citada acima. A Fundação é uma organização que tem como intenção proporcionar uma vida melhor à crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.  

A Sociedade Viva Cazuza foi fundada em 1990, Lucinha , amigos e médicos que decidiram dar continuidade à sua luta contra o HIV/AIDS. Entre os anos de 1990 a 1992, a Sociedade trabalhou junto ao Hospital Universitário Graffrée e Guinle, conseguindo aumentar o número de leitos destinados aos pacientes da AIDS, reformou enfermarias e berçário, forneceu remédios, exames e cestas básicas para os portadores do HIV. A Sociedade Viva Cazuza encera a cooperação com o Hospital Graffrée em 1992, e começa a operar independentemente. Em 1994, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio Pediátrico do município do Rio de Janeiro, com imóvel sedido pelo governo do estado.

Projeto Cazuza
Projeto Cazuza, inaugurado em junho de 1997, é um espaço dentro da Sociedade Viva Cazuza que abriga o acervo do poeta e compositor Cazuza. Seu acervo inclui fotos, vídeos, matérias de jornais, todos os seus CD's e LP's, manuscritos originais, máquinas de escrever, posters e roupas usadas pelo cantor em seu último show. O Projeto Cazuza está aberto de segunda a sexta em horário comercial.


Por Jornalista Daniel Soares