sexta-feira, 29 de abril de 2011

Excesso de veículos torna a capital de São Paulo um caos!!!


Lembro-me de quando era mais jovens, as ruas de São Paulo largas, amplas, com calçadas acessíveis à pedestres, carros em números menores, trabalhadores saiam de casa sem a pressa de perder o transporte coletivo, porque ele sabia que logo passaria outro mais rápido, enfim, não se ouvia falar em financiamneto, lisen, financiadoras as tampas. Todos eram mais tranquilos, mais isso a muito tempo atrás. Hoje quando saio de casa, que por incrível que pareça é raridade, vejo o estresse tomando conta das pessoas, não se sabe se  elas são doentes ou saudável, pois, hoje é natural as pessoas acharem que o tal estresse é normal, Sem saber que esse é um dos principais males do século e uma das piores doenças que a medicina ja diagnosticou. A Cidade ganhou mais de 48 mil novos veículos no mês, uma
alta de 64% em relação à média mensal de crescimento de 2007.



Após atingir a marca histórica de 6 milhões de veículos em fevereiro, a frota de São Paulo cresceu acima da média no mês de março: dados recém-divulgados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) mostram que 48.571 novos veículos foram emplacados na capital paulista em março, contra 29.902 em fevereiro e 26.722 em janeiro.
É o maior crescimento de veículos na frota registrado em um mês, analisando-se o período entre janeiro de 2007 até agora. A frota de veículos novos que saiu às ruas em março é 64% maior do que a média mensal de crescimento em todo o ano de 2007, que foi de 29.035 veículos novos ao mês.
A frota cresce em ritmo impressionante. Em 12 meses (de março de 2007 a março de 2008), o total de veículos em São Paulo subiu 6,7%, proporção quase 16 vezes maior que o ritmo de crescimento da população de São Paulo (0,41% ao ano em 2006 e 2007, segundo a Fundação Seade).
Comparando-se os primeiros trimestres de 2007 e 2008, o crescimento da frota também mostra-se elevado. O número total de veículos emplacados nos três primeiros meses de 2008 foi de 105.195, o que representa um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2007, quando 72.147 veículos novos saíram às ruas.
São Paulo ganha cerca de mil novos veículos por dia, de acordo com o Detran-SP. Em março, esse número subiu para 1.500. Existe, hoje, aproximadamente um veículo para cada dois habitantes na capital. Se enfileirada, toda a frota de 6.067.707 veículos seria quase suficiente para dar uma volta na Terra, que tem cerca de 40 mil quilômetros de circunferência.
O bom momento econômico do país, com os expressivos resultados de vendas apresentados mês a mês pela indústria automobilística, paradoxalmente contribui para a piora do problema urbano enfrentado por São Paulo: carros demais para ruas de menos. Nos últimos dez anos, o número de veículos cresceu 25%, enquanto a infra-estrutura urbana, com a quantidade de ruas e avenidas, aumentou apenas 6%, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).





Essa "invasão sobre rodas" nos 17,2 mil quilômetros de vias da capital é um dos fatores que impulsiona os crescentes recordes de congestionamentos registrados na maior cidade da América do Sul.
Nos meses de março e abril, a cidade bateu sucessivos recordes de vias congestionadas, segundo a CET. Os mais expressivos foram de 186 km de vias congestionadas no período da manhã (registrado às 9h do dia 11 de março), e de 229 km na noite do dia 3 de abril, o maior registrado pela CET até hoje. De acordo com estudo da companhia de tráfego, se considerarmos a média anual nos últimos dois anos, o pico de lentidão saltou de 86 km, em 2006, para 90 km, em 2007, no período da manhã, e de 114 km para 128 km à tarde. A média de 2008, seguindo a tendência dos últimos números, deve subir ainda mais.


Por Daniel Soares e Ana Luisa Bartholomeu

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