quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ingleses apontam o nascimento dos "retrôssexuais"!!!

Se depender dos ingleses, os metrossexuais estão com os dias contados. Tudo começou quando Hugh Laurie, o rabungento doutor House do seriado "House", foi eleito o rosto da linha masculina da marca de cosméticos L'Oreal. Mas não foi só isso: dados de uma recente pesquisa realizada na Inglaterra revelaram que, em razão da crise econômica na Europa, os produtos destinados à beleza masculina tiveram queda de vendas.

Em 2010, os xampus venderam 15% menos do que no ano anterior - assim como os perfumes, que caíram 10%. Sem falar nas lâminas de barbear, produto quase extinto do necessáire masculino. O relatório intitulado "The Rise of The Retrosexual", publicado pela revista "The Grocer", aponta para o surgimento de um novo tipo de homem: os "retrôssexuais", aqueles mais parecidos com os nossos pais, que passam longe dos moderninhos. Retrossexuais não querem saber de pele macia e lisinha, pelo contrário, fazem questão de cultivar uma bela barba.

Se os tais "retrôssexuais" serão mesmo a nova raça de machos vigentes ainda é cedo para afirmar. Mas, se tivéssemos que escolher alguns exemplares para essa tribo, além de Laurie
poderíamos incluir o comediante Zach Galifianakis. No caso brasileiro podemos incluir quase todo o elenco da novela "Cordel Encantado" - caso de Cauã Reymond, Carmo Dalla Vecchia e Domingos Montagner -, somando ainda tipos como José Mayer e Rodrigo Santoro.

Brincadeiras à parte, fazer a barba é uma tarefa que deve ser realizada com bastante cuidado. Se feita de qualquer jeito pode acarretar problemas sérios como pelos encravados, pele avermelhada e ressecada. Para começar, o primeiro passo é limpar bem a pele, de preferência com sabonetes esfoliantes, que previnem os pelos encravados. Ao fim da esfoliação, deve-se aplicar a espuma de barbear - no mercado existem variadas. É importante escolher a que melhor se adeque ao seu tipo de pele.

A espuma faz com que a lâmina deslize com facilidade evitando cortes. Por fim, recomenda-se o uso de uma loção pós-barba, seguida de filtro solar oil free (sem óleo), que
ajuda a hidratar, alivia as irritações e evita a foliculite, aquelas bolinhas inflamadas. Em casos mais graves, a depilação a laser é uma boa opção que pode ser feita em todos os homens.

"A sessão é melhor efetuada quando o pelo é escuro e grosso, pois a ação do laser no folículo é mais intensa do que em tons suaves e de fina espessura", explica a médica Ana Paula Urzedo, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia que ressalta que com apenas quatro a seis sessões o resultado já é percebido.

Felipe Tavares, de 24 anos, é um dos adeptos da barba. Ele usa desde os 16 e acredita que a escolha é boa para "mudar o visual". A namorada apoia, segundo ele, porque lhe dá uma "aparência de mais velho". Daniel Amaro da banda Club Silêncio deixou a barba crescer por acaso e indica: "Nas poucas vezes que eu saía recebia vários elogios - femininos e masculinos - daí resolvi deixar mesmo. Não sei bem dizer o motivo pelo qual as mulheres gostam, mas é um fato, elas gostam".

A produtora de cinema e promoter Ive Gonçalves faz coro. "O Hugh é uma boa definição do porquê prefiro homens de barba, por exemplo. É homem com cara de homem, sabe? Exala uma masculinidade que o cara de pele limpinha não tem. Não curto essa coisa 'boyzinho' que algumas meninas gostam no cara sem barba", opina ela, que vai além: "Adoro uma barba esfregando na minha pele", empolga-se.

Márcio Bulk, blogueiro do "Banda Desenhada", é uma prova de que os homens que gostam de homens também adoram uma barba. Aos 39 anos, ele usa o "quase acessório" há seis, sem dar pausa. Tudo começou quando o ex-namorado pediu para que ele deixasse a barba crescer. "Eu achava coisa de velho. Quando terminamos, resolvi mudar o visual e deixei
crescer", relembra ele, que vai ao barbeiro a cada duas semanas para aparar.

A barba fez com que começasse a "chover na horta" de Márcio, que namora há dois anos e pediu que o namorado também deixasse a barba. "Eu pedi. Para alguns a barba é extremamente sexy", opina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário