sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Nos tempos do imperador...✍🏼

🎶...no presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais

...     você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer...🎶
Escrito por Antônio Carlos Belchior, conhecido como: #Belchior 

"... Eu não tenho culpa de ter nascido branco de olho azul..." Fala do então presidente Jair Bolsonaro. ( Eu, confesso, que enxergo Bolsonaro como Mameluco, caboclo, e você leitor (a), também?)

Olá caro (a) leitor (a), começou mais uma repetitiva novela da Rede Globo, repetitiva, pois, contará mais uma vez a história do Brasil 🇧🇷 de meados de 1800, os tempos do imperador Dom Pedro II, 
O Brasil 🇧🇷 da escravidão, da corrupção, tempos em que começou o jeitinho brasileiro 🇧🇷 que estamos tentando mudar desde 1985, aliás, desde a constituição de 1988, mas, não estamos conseguindo, embora, esteja chegando uma nova geração que convenhamos: É inteligente e cheia de vontade de mudar o Brasil.
Até queimaram a estátua do Borba Gato, o escravagista que escravizava índios (as) e africanos (as).
Sem dúvida é necessário que começamos a história do Brasil 🇧🇷, sobretudo é mais necessário que não só conheçamos, mas, que mudamos também.
Infelizmente é intrínseca na cultura, na educação brasileira 🇧🇷 os:
✅Racismo, 
✅ Machismo
✅ Xenófobo
✅ Preconceitos 
Naturalizados e que na maioria das vezes é tratado como piadas na conversa cotidiana, ou seja, no dia a dia:
E ae neguinho!
Fala macaco!
E aquela mulata lá, será se ela é gostosa?
Poxa , se ela fosse branca, casava com ela!
Pow, você tá cobrando uma grana preta!
Mano, você tá ligado que você tem o pé na senzala né?
E esse cabelo duro ae, não entra nem água né?
Mais eu não sou racista, eu tenho até parentes pretos!
Mais você não é Negro, você é pardo!

Bom, estas, são algumas das frases que já ouvi, ou que tenho certeza que você leitor(a), já ouviu!

Infelizmente, não são só essas frases, existem mais, no entanto, temos a LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.
 Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
Mesmo assim, ainda presenciamos atitudes racistas no dia a dia, aparentemente, neste atual desgoverno do negacionista Jair Bolsonaro, neste desgoverno, a impressão é de que ficou mais evidente o Racismo, a xenofobia, e todos os tipos de preconceitos que uma nação miscigenada como o Brasil têm!

Não podemos achar engraçado e aceitar atitudes racistas, sobretudo, é nosso dever se impor e intervir.
Óbvio que  todos nós somos racistas, afinal, este preconceito, como escrevi anteriormente, foi naturalizado na nossa cultura, através da cultura, música, filmes, tele-novelas, enfim, porém, chegou a hora de nós percebemos, assumirmos e não ter tais atitudes, tais preconceitos!

Confesso, caro (a) leitor (a) que muitas vezes eu tento intervir nas atitudes preconceituosas que vejo, porém, eu acabo falando demais, mais, eu sempre me desculpo, mas, eu estou melhorando, até porquê, as vezes vezes eu falo, mas, muitas pessoas agem de maneira racista, que pra mim é pior, segundo a filósofa Djamila Ribeiro, é o Racismo velado, aquele que é acionado por atitudes de pessoas ignorantes, no sentido, de desconhecer o que seja Racismo, afinal, existe também, segundo a filósofa Djamila Ribeiro, o colorismo, ou seja, a cor da pele é motivo de falas e ações racistas, e quanto mais escura for a pele, mais, Racismo o dono da pele vai sofrer.
Infelizmente, devemos nos acalmar na presença de atitudes e falas racistas, no entanto, não podemos nos submeter e aceitar, pelo contrário, devemos educadamente, Isto mesmo, EDUCADAMENTE, explicar o que está acontecendo!

É muito difícil ainda em pleno século XXI, ter que explicar, nos cansa, ter que explicar o Racismo, porém, é necessário, afinal, nossa educação é muito atrasada.
Nossos Professores precisam ampliar debates e informar sobre o sangue e não a cor, afinal, podemos ter a pele clara, mas, o sangue é de afro-brasileiros (as) , todos temos na ancestralidade africanos (as) como família!

pode acreditar caro (a) leitor (a), 
O Chico Buarque é afro-brasileiro, eu sou afro-brasileiro e tenho a mais óbvia convicção de que você caro (a) leitor (a), também é!

Ser pardo é ser afro-brasileiro, ser brasileiro é dever perdão a espiritos Áfricanos, almas africanas, inocentes, mortos de maneira torpi, vil, nos tempos do imperador.
Toda a construção do Brasil 🇧🇷 foi através de sangue inocente derramado de africanos e africanas inocentes, escravizados.
Devemos nos concientizar sobre as centenas, milhares de assassinatos de homens e mulheres, africanos e africanas, índios e índias nós primórdios, no tempo do imperador.

Sejemos inteligentes e capazes de reconhecer nosso erro, e tendo a vontade de aceitar que somos racistas e que vamos deixar de ser!

Se respeite e assim respeitará o próximo!
Se aceite e assim aceitará o próximo!

Não zombe, não use de maneira perjorativa palavras e ações Preconceituosas.
Pense antes de agir!
Peça desculpas e debata assim, entenderá que os culpados são os preconceitos e não.as vítimas!

Viva Zumbi dos Palmares e abaixo Borba Gato!

Concluindo, para os que gostam de teledramaturgia, a novela contará a história do Brasil 🇧🇷 do final dos anos 1800 e incio de 1900, se você além de gostar de teledramaturgia, gostar de se emocionar, se prepare!
Eu mesmo já chorei nos primeiros capítulos com as cenas e principalmente com a trilha sonora.

Para os conhecedores da música popular brasileira 🇧🇷, nomes como:
Milton Nascimento,
Ney Matogrosso
Elis Regina
Belchior
Entre outros, farão a trilha sonora de cenas que arrepiam de tão verídica que possa parecer!

Aos que não gostam de ver toda tragédia dos tempos do imperador, que não assista, mas, que aprenda a não ser racista e que se comova ao enxergar no teu corpo a ancestralidade africana no teu corpo, sentindo então, orgulho, poder em ser afro-brasileiro (a) 🇧🇷.

#MamaAfrica 

Problematizando, não podemos esquecer de discutir, politizar assuntos importantes não só como o Racismo, mas, 
O Machismo
A Xenofobia
E preconceitos religiosos e de gênero!

Até breve caro (a) leitor (a).
👋🏼

Pela atenção obrigado.
Atenciosamente Jornalista Profissional Daniel Soares ✍🏼!




Nenhum comentário:

Postar um comentário