...molécula composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos, líquida, em pequenas quantidades parece incolor, mas manifesta sua coloração azulada em grandes volumes, constitui os oceanos, rios e lagos que cobrem quase três quartos da superfície do planeta... 💧 Água 💧...
Boa tarde leitor, tudo bem ❓
Acabei de ouvir notícia horrível no SPTV 1° edição.
Estamos correndo risco de perder a água potável, provavelmente, daqui algumas décadas, segundo especialistas, devido o aquecimento global, a poluição e o crescimento humano mundial.
A humanidade não está acompanhado a ciência, IstoÉ, levará ao futuro escassez, principalmente, a água.
A água é indispensável no modo de vida da humanidade, de forma que está fortemente ligada à cultura de todos os povos da Terra. Diante dos problemas advindos do mau uso dos recursos hídricos, surge uma nova consciência de que é necessário utilizar a água racionalmente.
uma parcela considerável da população mundial ainda não tem acesso à água potável, o que traz diversos problemas de saúde.
A água é de fundamental importância para todos os seres vivos na natureza.
O corpo humano é constituído em média 60% em massa de água, cuja distribuição varia conforme o tecido. Enquanto o tecido adiposo praticamente não contém água, os músculos esqueléticos são constituídos por 73% de água. O plasma sanguíneo chega a ser constituído em mais de 90% de água.
A água mantém a vida na Terra e também sustenta todo o estilo de vida da humanidade de forma indispensável, sendo usada para consumo e higiene, produção de alimentos, navegação e geração de energia, dentre muitos outros.
O consumo de água no mundo durante o último século aumentou mais que seis vezes, enquanto que a população mundial cresceu quatro vezes, sendo as principais causas a industrialização e a mudança no estilo de vida humano.
Contudo, mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo (em 2012) ainda consomem água sem nenhum tipo de tratamento.
Um relatório realizado pela ONG SOS Mata Atlântica aponta que nenhum dos rios, córregos ou represas do estado de São Paulo possuiu qualidade da água ótima.
O levantamento, feito em todo o país, analisou em São Paulo 108 pontos em 88 cursos d’água. Quatro deles apresentaram qualidade péssima: o riacho Água Podre e os córregos Tijuca Preto e Três Pontes, na capital; e o Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul.
No córrego Tijuco Preto, que fica na Zona Leste, não há tratamento de esgoto. Os dejetos das casas que ficam às margens caem direto na água.
“O esgoto com certeza é o grande vilão da contaminação dos nossos rios. Isso se dá pelo planejamento torto da nossa cidade, que foi deixando as periferias ao ´Deus dará´ com a estruturação muito menor. Deixando para depois a estruturação dessas áreas periféricas que são justamente onde estão os maiores desafios para os nossos rios”, afirma Gustavo Veronesi, coordenador técnico da SOS Mata Atlântica.
Em nota, a Sabesp disse que trabalha para coletar e tratar todo o esgoto das cidades em que opera e que, junto com a Prefeitura da capital, tem o programa “Córrego Limpo” para a despoluição e manutenção das áreas em volta.
Segundo a Sabesp, os córregos Tijuco Preto, Três pontes e Água podre devem receber obras de infraestrutura. Este ano está previsto serviço no Água podre. Nos outros dois, é preciso remover as moradias irregulares do entorno.
A Prefeitura da capital afirmou que despoluiu 151 córregos entre 2017 e 2018. A previsão é que isso seja feito em outros 13 até 2020. Afirmou também que faz a limpeza no entorno dos córregos com regularidade.
A Cetesb, companhia ambiental do estado, afirmou que monitora 461 rios e reservatórios de água doce e que usa uma ferramenta diferente da utilizada pela SOS Mata Atlântica, mas não deu detalhes.
A Prefeitura de São Caetano do Sul afirmou que foi o primeiro município da Grande São Paulo a ter 100% de coleta e tratamento de esgoto, em 2009.
Concluindo, é necessário cuidar para não faltar.
Seja consciente leitor, faça tua parte 👍.
Tchau 👋
Nenhum comentário:
Postar um comentário