segunda-feira, 28 de novembro de 2022
A Globo vai ter prejuízo com a transmissão da Copa
Bom dia Caro (a) Leitor (a), 2º feira, 28/11/2022, 08h49m.
Segundo divulgação do Coffee The News com Sproutfi, a TV Globo vendeu mais de R$ 1 bilhão em patrocínios nesta Copa, e teve números de audiência bem altos no jogo do Brasil com a Sérvia, mas, ainda assim, sofre prejuízo com a exibição do torneio.
Por que isso acontece?
O valor atual que a FIFA cobra pelos direitos de transmissão no Brasil é de US$ 90 milhões por ano, o equivalente a quase R$ 500 milhões anuais;
Além dos direitos, existem ainda custos de produção e transmissão. Envio de equipe, hospedagem, alimentação e contratação são algumas das despesas da emissora;
Para completar, o dólar está alto, o mercado de publicidade está em retração e a Copa acontece em um país extremamente polêmico.
Mas ainda tem outro ponto... Assim como aconteceu na Disney e na Warner, o crescimento dos serviços de streaming obrigou a Globo a investir nesse modelo de receita, transmitindo as partidas no Globoplay.
Acontece que, enquanto o Globoplay bate recordes sucessivos de crescimento, as assinaturas no cabo e pay-per-view — que têm margens de lucro bem maiores — despencam.
Além disso, a disparada do número de plataformas de streaming aumenta o leque de opções dos anunciantes. Logo, se a Globo cobrar muito caro, a marca pode tentar um acordo melhor com o streamer Casimiro, por exemplo.
Bottom-line: Ainda que a situação esteja tensa, em comparação aos seus pares internacionais, a Globo segurou melhor a barra. Segundo os especialistas, o que mais ajudou foi cortar custos e preservar o caixa.
A TV Globo vendeu mais de R$ 1 bilhão em patrocínios nesta Copa, e teve números de audiência bem altos no jogo do Brasil com a Sérvia, mas, ainda assim, sofre prejuízo com a exibição do torneio.
Por que isso acontece?
O valor atual que a FIFA cobra pelos direitos de transmissão no Brasil é de US$ 90 milhões por ano, o equivalente a quase R$ 500 milhões anuais;
Além dos direitos, existem ainda custos de produção e transmissão. Envio de equipe, hospedagem, alimentação e contratação são algumas das despesas da emissora;
Para completar, o dólar está alto, o mercado de publicidade está em retração e a Copa acontece em um país extremamente polêmico.
Mas ainda tem outro ponto... Assim como aconteceu na Disney e na Warner, o crescimento dos serviços de streaming obrigou a Globo a investir nesse modelo de receita, transmitindo as partidas no Globoplay.
Acontece que, enquanto o Globoplay bate recordes sucessivos de crescimento, as assinaturas no cabo e pay-per-view — que têm margens de lucro bem maiores — despencam.
Além disso, a disparada do número de plataformas de streaming aumenta o leque de opções dos anunciantes. Logo, se a Globo cobrar muito caro, a marca pode tentar um acordo melhor com o streamer Casimiro, por exemplo.
Bottom-line: Ainda que a situação esteja tensa, em comparação aos seus pares internacionais, a Globo segurou melhor a barra. Segundo os especialistas, o que mais ajudou foi cortar custos e preservar o caixa.
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