domingo, 15 de maio de 2011

PIERRE CARDIN no Brasil!!!!

O estilista Pierre Cardin está no Brasil para uma série de eventos em homenagem aos 60 anos de sua carreira.
Cardin, que tem hoje 88 anos, vai inaugurar uma exposição que leva seu nome, além de participar de um grande desfile de alta costura e palestra.
A exposição  “Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes” aconteceu nos dias de 29 de abril a 29 de maio, no Shopping Iguatemi São Paulo, com curadoria de Denise Mattar.
A mostra apresenta sua trajetória através de 70 looks, de 1952 a 2010, vindos de Paris, além de fotos, croquis e acessórios.
Cardin foi o primeiro estilista a apresentar uma coleção de prêt-à-porter e a criar uma coleção unissex. Nos 60 e 70, assinou os ternos dos Beatles.
A programação abre com um desfile de 160 looks recentemente apresentados na Semana de Moda em Paris – Summer 2011. A coordenação é de Jacimar Silva. Depois, o estilista participa da palestra Cardin por Cardin.
O projeto – idealizado e realizado pela Mix Brand Experience e Urban Jungle Art – conta com o patrocínio master do HSBC Bank Brasil, patrocínio das Havaianas e Oi e apoio do Iguatemi São Paulo, Oi Futuro, Senac São Paulo, ABEST e Consulado da França no Brasil

Biografia:
Pierre Cardin, nasceu em Pietro Cardin (Sant'Andrea di Barbarana, comuna de San Biagio di Callalta, 7 de julho de 1922), é um designer de moda italiano, naturalizado francês. Nascido na Itália, seus pais, agricultores vênetos precipitados na pobreza pela Primeira Guerra Mundial, emigram para a França em 1924.
Em 1936, o jovem Pierre começa seu aprendizado aos quatorze anos, com um alfaiate de Saint-Étienne. Depois de uma passagem no ateliê de Manby, em Vichy, ele chega afinal a Paris. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquin. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior, em 1947. Não foi aceito na casa de moda Balenciaga.
Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta costura três anos depois. Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda e por seus trabalhos inspirados na "era espacial", com formatos e motivos geométricos, freqüentemente ignorando a forma feminina. Cardin investiu também nas roupas unissex, algumas vezes experimentais. Em 1954, introduziu o "vestido bolha". Ao lado de Paco Rabanne e André Courrèges, Cardin formou a "tríplice aliança" do futurismo na moda.
Cardin foi o primeiro costureiro a considerar o Japão como um mercado de alta moda, quando para lá viajou em 1959. No mesmo ano, foi expulso de Chambre Syndicale de la Haute Couture] por lançar uma coleção Prêt-à-porter para a loja de departamentos Printemps , mas logo foi reintegrado. Contudo, em 1966, renunciou ao seu lugar na Chambre Syndicale e passou a exibir suas coleções no seu próprio espaço, o Espace Cardin, (outrora Théâtre des Ambassadeurs) aberto em 1971 na capital francesa. O Espace Cardin também é usado para promover novos talentos artísticos, como conjuntos de teatro, de música, etc.
Pierre Cardin foi um membro da Chambre Syndicale entre 1953 e 1993.Como muitos designers de moda da atualidade, em 1994, Cardin decidiu mostrar sua coleção apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.
Atualmente, com 800 licenças em 140 países, calcula-se que sua marca gere um movimento de aproximadamente 89 € em royalties.


Em 2003, Cardin convidou o conjunto de dança Lovzar, composto por crianças chechenas, para dançar em seu show musical Tristão e Isolda, apresentado em Moscou.
Em 1981, Cardin adquiriu os restaurantes Maxim's e logo abriu unidades em Nova York, Londres e Beijing (1983). Cardin também tem produtos de comida sob o nome Maxim's.
Cardin possui as ruínas do castelo em Lacoste, Vaucluse, antigamente habitado pelo Marquês de Sade. Ele renovou parcialmente o lugar e regularmente organiza festivais de teatro por lá.
Pierre Cardin é mencionado na canção "Everyday Clothes" de Jonathan Richman

Nenhum comentário:

Postar um comentário