quinta-feira, 20 de maio de 2021

Pandemia de plástico por Laila Zaid

... o que será das crianças e de toda evolução?
E o que fará a ciência contra esta corrosão?
Ecologistas sim!
Imediatistas não!
E como controlar toda esta poluição? ...
Trecho da canção Planeta Azul
Interpretação Mara Maravilha.

Olá caro (a) leitor (a),
O Brasil não só é um dos epicentros da Covid-19, como ainda pode ver acontecer uma enorme pandemia de plástico se não começarmos a agir. Um dos efeitos colaterais do lockdown é ficarmos em casa aumentando o consumo de delivery de comida, inundando o "lixo" com plásticos.

A maior parte disso vai parar no mar. 
No Brasil, 70% do lixo encontrado em praias são plásticos. 
Resultado: mais de 3,7 mil animais já ingeriram resíduos plásticos no nosso litoral. Mas temos a chance de mudar isso.

O negócio de delivery de comida cresceu 187% durante a pandemia e dois gigantes do ramo podem frear esse tsunami de plásticos e impactar positivamente toda a cadeia de delivery no país. E é aqui que entramos, com a força desta comunidade incrível da qual eu também faço parte. 

Vamos nos juntar ao ator Mateus Solano e a surfista Maya Gabeira e pressionar os CEOs do iFood e do UberEats para assinarem um compromisso por um delivery sem plástico. Assine e compartilhe muito.

Essa causa poderia parecer impossível, mas a verdade é que especialistas de respeitadas organizações como a OCEANA e a ONU criaram um plano que é executável, com metas progressivas e prazos razoáveis para a adequação das empresas e aplicativos de delivery. 

Nós temos uma chance de fazer este tsunami de plástico parar de chegar no oceano, pressionando as duas maiores empresas de delivery do Brasil -- iFoods e UberEats. Quando muitos de nós tivermos assinado, nossa força fará tanto barulho que estes aplicativos não poderão nos ignorar. Junte-se a todos nós para fazer pressão:

Outras ações já foram feitas para reduzir o uso de plástico. Rio de Janeiro e São Paulo são algumas das cidades que proibiram a distribuição de alguns utensílios de plástico por estabelecimentos comerciais. Mas precisamos pressionar para que as empresas de delivery se responsabilizem por uma redução ainda maior. Vamos juntas e juntos. Podemos vencer mais essa batalha. 

Com esperança,

Laila Zaid, com os times da Avaaz, da OCEANA e do PNUMA da ONU.

Publicação do Jornalista Profissional Daniel Soares ✍🏼.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário