quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Estado de Sítio, só se for do Pica Pau amarelo...✍🏾


...nas torturas toda carne se trai
Que normalmente, comumente, fatalmente, felizmente
Displicentemente o nervo se contrai
Oh, com precisão
Nos aviões que vomitavam pára-quedas
Nas casamatas, casas vivas, caso morras
E nos delírios meus grilos temer... 
Trecho da canção: Vila do sossego
Compositor: Zé Ramalho
Ano de lançamento: 1978

Nos livros está escrito que os anos de chumbo entre a geração 1960, 1970 e 1980 foram anos de tortura, sequestro, mortes e desaparecimento.
Foram anos de desespero, ano em que a milícia, ou como está escrito nos livros: os Milicos, matavam inocentes por não aceitar teus direitos.
Mataram estudantes, trabalhadores, estupraram mulheres dignas, muitas delas esposas exemplares, ou simplesmente mulheres intelectuais que queriam direitos trabalhistas, de voto, direitos!
Nos livros chocantes que li quando estudava jornalismo, chorei muito, mas, também me senti aliviado e grato por saber que a democracia constitucional foi posta e reinou!
Sobretudo, hoje, 9 de setembro de 2021, um Presidente Genocida está tentando uma nova Ditadura no Brasil.
Estamos a beira do caos, o Brasil 🇧🇷 perdeu toda credibilidade, não temos mais nada, somente, fome, desemprego, perda de Políticas Públicas e principalmente destruição das famílias!
Em plena Pandemia da Covid19 em que só no Brasil 🇧🇷 já matou quase 600 (seiscentos (as)) mil brasileiros (as), mais de 20 milhões de infectados, em pleno século XXI o racismo é evidente, o machismo mata a cada 5 minutos uma mulher, enfim, mesmo com tudo isto e o negacionista Presidente atual Jair Bolsonaro, diz aos teus eleitores que está constituído Estado de Sítio.

imagem do Jornalista Vladmir Herzog enforcado pelos ditadores na Ditadura Militar dos anos 1960/ 70 e 1980, ao lado o Jair Bolsonaro na alusão de querer transformar o Brasil atual nos anos de chumbo daqueles anos 1960/70/80. Chega né Bozó, já passou, agora é evolução!

Nos anos de chumbo, o trabalhador brasileiro 🇧🇷 perdeu direitos, não tinha saúde, educação e segurança Pública.
Os poderes democráticos como Congresso, Supremo Tribunal Federal e Câmaras foram fechados.
O povo foi "escravizado", não tinha empregos, trabalhos e os empresários na sua maioria sem educação escravizou o povo pobre trabalhador.
Foram meses angustiando o povo, meses a milícia , o Doi- Codi, Operação Bandeirantes, matando, torturando inocentes.
Segundo as escrituras, foram tempos horríveis, tempo sombrio.
A categoria artística conseguiu nas canções, nas entrelinhas, registrar aquele tempo.
Talvez seja tão importante a figura de linguagem, talvez seja tão importante ler.

Eu comecei este artigo, citando Zé Ramalho, uma canção que dita os aviões jogando os corpos nas matas, corpos de inocentes, muitos, estudantes, políticos, trabalhadores, enfim.
Não só o Zé Ramalho, mas, Belchior, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Ivan Lins, Gonzaguinha, Aldir Blanc, Tom Jobim, Ney Matogrosso, Enfim, muitos, sofreram naquele tempo.
Jair Messias Bolsonaro, é um falso profeta que utilizou dos evangélicos promoção Parlamentar até chegar a Presidência da República Federativa Brasileira 🇧🇷, no entanto, ele esqueceu que o Brasil 🇧🇷 é um país laico, que a população não é apenas dos poucos mais de 57 milhões de teus eleitores, sem contar, que este número já diminuiu, os famosos arrependidos.
Aqueles que ficaram na 3° dimensão, enfim, Bolsonaro será preso, morrerá igual Hitler, teu ídolo!
Bolsonaro é a vergonha que o Brasil 🇧🇷 já teve desde a Democracia Constitucional adquirida.
Bolsonaro é o Retrocesso.

Instituir o Estado de Sítio por medo de ir pra CADEIA, não o livrará, nem a ele e nem aos filhos e clã dele!

O Estado de Sítio, caso você não saiba, caro leitor,  é uma medida que possui duração de até 30 dias, podendo ser prorrogado por período não superior (art. 138 § 1).
Também conhecido, como Estado de exceção é uma situação oposta ao Estado democrático de direito em situações de suspensão de direitos causada por descontrole institucional.
O Estado de Sítio, caracteriza-se pela suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais, que proporcionam a necessária eficiência na tomada de decisões para casos de proteção do Estado, já que a rapidez no processo de decidir as medidas a serem tomadas é essencial em situações emergenciais e, nesse sentido, nos regimes de governo democráticos — nos quais o poder é dividido e as decisões dependem da aprovação de uma pluralidade de agentes — a agilidade decisória fica comprometida.

O Estado de Sítio, ou Estado de Exceção é uma situação de restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo.

Nos Estados totalitários, a decretação do Estado de Exceção é menos importante e pode ser dispensada, pela própria concentração natural de poderes que lhes é inerente.

Em situações de exceção, o Poder Executivo pode, desde que dentro dos limites constitucionais, tomar atitudes que limitem a liberdade dos cidadãos, como a obrigação de residência em localidade determinada, a busca e apreensão em domicílio, a suspensão de liberdade de reunião e associação e a censura de correspondência.

Enfim, Estado de Sítio, caro (a) leitor (a) é simplesmente viermos de mãos atadas, sem trabalho, sem educação, sem Saúde, sem segurança Pública, enfim, estamos e provavelmente ficaremos sem direito a nada.
A direita conservadora fala muito de Cuba, no entanto, eles que deixaram o Brasil 🇧🇷 igual Cuba.
Poderemos ficar como a Venezuela, sem comida, sem água, no escuro, tudo por causa das mentiras do atual presidente Jair Bolsonaro, mentiras evidentes que estão sendo justificadas pelo Caro, saudoso e excelente Ministro Alexandre de Moraes que neste momento tem todo o Respeito e a Admiração do povo Brasileiro 🇧🇷.

Viva A Democracia, Viva o Supremo Tribunal Federal, Viva o Ministro Alexandre de Moraes!

#elenao 🇧🇷.

Pela atenção obrigado caro (a) leitor (a).

Atenciosamente Jornalista Profissional Daniel Soares ✍🏼 MTB 12...

Nenhum comentário:

Postar um comentário