... Presidente Interditado por insanidade mental...
Olá leitor (a), você já leu, pesquisou, conheceu a estória do Delfim Moreira da Costa Ribeiro?
Ele foi Presidente do Brasil 🇧🇷 em 1918.
Delfim Moreira, como era conhecido, nasceu no dia 7 de novembro de 1868 em Santa Rita do Sapucaí Sudoeste de Minas Gerais e morreu no dia 1 de julho de 1920.
Delfim Moreira foi Advogado e político brasileiro, o 8.º vice-presidente do Brasil do dia 15 de novembro de 1918 até sua morte em 1 de julho de 1920.
Entre 15 de novembro de 1918 e 28 de julho de 1919, foi o 10.º presidente do Brasil.
Foi deputado estadual de 1894 a 1902, sendo nomeado secretário do interior de Minas Gerais. Delfim Moreira também foi governador do estado de Minas Gerais, de 1914 a 1918.
Foi eleito vice-presidente na chapa de Rodrigues Alves durante as eleições, assumiu a presidência em virtude do falecimento de Rodrigues Alves, vítima da Gripe Espanhola, até que fossem convocadas novas eleições (à época a Constituição previa que o vice-presidente só assumiria definitivamente caso o presidente morresse depois de decorridos dois anos de sua posse, ou seja, a metade de seu mandato), tornando-se presidente interino do Brasil.
Seu curto mandato foi um período assinalado por vários problemas sociais, especialmente um grande número de greves gerais.
Decretou intervenção no estado de Goiás.
Sofreu durante sua presidência de uma doença que o deixava totalmente desconcentrado e desligado de suas tarefas, se fosse hoje, poderia ser chamado de insano mental, quem tomava as decisões naquela época, devido os problemas mentais de Delfim, era o ministro Afrânio de Melo Franco.
Quando Delfim morreu, logo após deixar a presidência, ainda ocupava a vice-presidência do governo de Epitácio Pessoa.
Francisco Álvaro Bueno de Paiva o substituiu.
Mais informações sobre o Presidente Insano Mental do Brasil Delfim Moreira da Costa Ribeiro, nos livros:
KOIFMAN, Fábio, Organizador - Presidentes do Brasil, Editora Rio, 2001.
SILVA, Hélio, Os Presidentes - Rodrigues Alves/ Delfim Moreira , Editora Três, 1983.
Talvez, estejamos vivendo um Governo Federal parecido com o de Delfim Moreira, afinal, Jair Bolsonaro, o atual Presidente, por muitos especialistas da Saúde Pública, acreditam que ele sofra de insanidade mental.
Bom, enquanto não acontece o impedimento (impeachment), nos resta sair desta Pandemia da Covid19, se cuidando e fazendo todos os procedimentos que os líderes da Organização Mundial da Saúde, a OMS nos pede:
Isolamento social,
Lavar bem as mãos com água e sabão,
Quando tiver urgência em sair de casa, usar álcool gel e manter distância das pessoas.
Devemos fazer isto, até que todos sejamos vacinados e comprovada a eficácia das vacinas ainda em teste, porém, com resultados positivos.
Abraço leitor (a)
E até a próxima.
Tchau 👋🏼
Jornalista Profissional Daniel Soares de Macedo ✍🏽
Nenhum comentário:
Postar um comentário