sexta-feira, 4 de março de 2011

Faltam 4 dias para o carnaval passar nas avenidas do Brasil!


Em contagem regressiva os amantes da maior festa do país, o carnaval, já estão se preparando para a folia. Enquanto uns tiram a velha fantasia do armário para desfilar nos blocos de rua, outros gastam muito dinheiro para não fazer feio nas avenidas dos sambódromos espalhados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro.
Quem agradece são as companhias de viagens e os hotéis que nessa brincadeira lucra milhões em reais.
Só no estado da Bahia, especificamente na capital Salvador, a maior manifestação popular do Mundo, baterá um de seus recordes com cerca de 2.700.000 foliões nos seis dias de festa, que festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).

Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.
Embora tenha acontecido a tragédia na cidade do samba no estado do Rio, os foliões mesmo assim não deixaram de comemorar. A atriz Cris Vianna, em nota informou que mesmo tendo perdido quase todas as fantasias, isso não impedirá a escola grande rio de festejar na sapucaí. Ela diz também que se for preciso todos os componentes da escola pode sair apenas usando roupas formais, como camiseta, que a festa sera alegre di mesmo jeito, o que importa segundo a rainha de bateria é a emoção de estar vivenciando aquele momento que é único.
Bom, o que resta aos amantes e apaixonados por carnaval é assistir a essa festa teatral a céu aberto e que como todos os anos passara a madrugada e claro...




            


                      Jornalista Daniel Soares     

Nenhum comentário:

Postar um comentário