quinta-feira, 3 de março de 2011

Noel o poeta da vila.






Uma mostra de cinema, axibida na cidade de Vargem Grande, levou a população a assistir clássicos do cinema nacional entre eles o filme, Noel o poeta da vila.
O filme conta a história de um dos maiores poetas do samba carioca. Noel de Medeiros Rosa, nasceu no estado do Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1910, foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira. Noel passou toda sua infância e adolescencia no sobe e desce morro de vila Isabel, bairro localizado na zona norte do Rio de Janeiro.
Estudante de medicina, Noel Rosa teve sua fama agraciada através de seus versos e poesias que se trasformaram magicamente em saba. Amigo de Cartóla, Araci de Almeida, Wilson Simonal, entre outros, Noel se tornou celebridade no morro de Vila Isabel. Mais seu sucesso durou pouco, após ser diagnosticado portador de tuberculose, doença fatal naquela época.
Além de escrever e criar sambas, outro vício de Noel foi a curta vida boêmia que teve nas noites carioca. Entre bebidas e cigarros Noel foi também amante das várias dançarinas de cabaré da época, em especial Ceci com quem teve um caso extraconjugal.
O poeta teve um casamento de faixada com Lindaura Medeiros Rosa, a qual juntamente com mãe de Noel, dona Martha se dedicou ao máximo para sua melhora, contra a doença que anos mais tarde o mataria.
Noel Rosa, na década de 30
Noel faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em consequência da doença que o perseguia desde sempre. Deixou Lindaura viúva e não foi pai de nenhum filho. Lindaura e dona Martha cuidaram dele até o fim.
Aqui fica a dica para aquele que deseja conhecer a vida e a obra de um dos grandes poetas do samba nacional, o filme Noel o Poeta da Vila!


                           












                           Jornalista Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário