quarta-feira, 2 de março de 2011

Afinal tem emprego ou não tem?

Desde o início do ano passado a população vem ouvindo que existe vagas sobrando nos centros dos trabalhadores, portal do trabalhador, agencias de emprego, empresas privadas e públicas,. na área de engenharia civil, telemarketing, comunicação, educação, admnistrativa e entre outras áreas.Mais parece que não esta sendo assim.
O engenheiro Augusto Ferraz, formado a mais de 4 anos vem buscando arduamente e inssenssantemente uma vaga efetiva de ingresso no mercado de trabalho, ele explica que empresta de amigos e parentes dinheiro para realizar o processo seletivo e que muitas vezes são super distantes de sua casa e ao chegar no local, ele é informado com a frase que muitos candidatos estão saturados em ouvir: "Agora é só aguardar", ele diz que já esta a mais de 6 meses a espera do retorno da entrevistas. Ele diz também que se sente constrangido e que muitas vezes passa pela cabeça dele, ligar pra empresa para saber o resultado, mais que derrepente algo diz que seria uma humilhação, afinal segundo ele as(os) entrevistadores (as) afirmam um retorno tanto positivo, quanto negativo, mais muitas vezes os selecionadores não dão nenhuma posição ao candidato.
O interessante é que as mídias em geral divulgam cargos e vagas que por incrível que parece não existem, ou será que elas existem mais não possuem o perfil de um engenheiro, pós graduado, em um curso MBA em Gestão da Qualidade, com todos os curso ISO 2000/2001/2003, entre outros totalmente informatizado, como o MS Project – Clarify, bilingue, com mais de 5 anos de empresa e apenas 30 anos. 
Sinceramenete não vejo razão para tanto descaso no mercado de trabalho...estou começando a acreditar que infelizmente só se consegue um prazeroso trabalho através da boa e velha indicação. Será que você me entendendo?. A aquela velha história de que te um tio que conhece o gerente da empresa X e que vai falar com a empresa Y sobre você, ai ele pede seu currículo e você desconfia que ele pode ter feito qualquer coisa com aquele documento, menos ter entregado ao gerente.
A algum tempo atrás encontrei um amigo, formado em Filosofia, Teologia e que terminou recentemento o curso de MBA em Gestão da Qualidade (pós graduação), ele relatou que foi convidado a participar de um processo seletivo e que estava ansioso e confiante que iria passar, pois quem o indicou com uma bela carta de referência foi seu ex chefe e colega, que por incrível que pareça nunca tiveram uma desavença...Ele garante que ficou super empolgado pela resposta que demorou 3 dias até chegar através de um e-mail..Ele afirma que seu desabafo, e que quando recebeu o e-mail, ficou extremamente sem chão, pois foi reprovado...Agora entra a questão mais constrangedora...Ele foi reprovado e ele por incrível que pareça tem um dos melhores currículos compatível com a vaga...Logo em seguida ele disse que já trabalhou nessa empresa e que seu trabalhado lá era extremamente profissional e que nunca deixou de esclarecer e até mesmo ensinar seus fornecedores. Ele saiu da empresa com o convite de seu chefe dizendo que ele poderia retornar quando quisesse, pois as portas estariam abertas a ele.
Já no meu caso que a mais se 4 anos sou formado em Jornalismo (comunicação social), licenciado em História e atualmente curso MBA em Administração, Marketing e Comunicação Empresarial, com vários curso ligados a área da comunicação, como: assessoria de imprensa, telejornalismo, webjornalismo, participei de vários encontros jornalísticos e já realizei varias coberturas jornalísticas nesse longo período de carreira. Comecei com 20 anos e se por no papel são 10 anos de carreira e ainda não adquiri nada, não consegui um trabalho que eu consiga pagar meu aluguel, minhas contas de consumo como, água, luz, telefone, internet,compras do mês, roupas, enfim. 
Essas empresas devem jogar a real ou elas possuem vagas ou não. 
Não crie desilusões aos brasileiros que a unica coisa que querem é pagar suas contas e ter uma vida digna. Parece que o que as empresas querem hoje é a nossa disponibilidade de fazer cursos, que muitos deles acbam sendo um absurdo financeiro...por um lado posso até concordar com elas, mais ai entra a questão de tempo, como fazer curso, sem tempo quando se está trabalhando ou sem ter "grana" para sustentar um curso que geralmente varia de $ 800,00 a $ 2.00,00 reais, sem contar que quando se tem esses cursos não se tem experiência para assumir o cargo. Sinceramente não sei. Mais mesmo assim não desistam de lutar e conseguir, não só uma boa recolação no mercado como conquistar tudo novamente, como im carro que teve que vender para quitar algumas dívidas, contas mensais (água, luz, telefone e cartão de crédito), pois essas não querem nem saber ou você paga ou fica sem....O mundo capitalista que acabou consumindo essa sociedade hipócrita que para os ricos enriquessem mais e para os pobres empobresse mais......
Torçam por toda a nação comunista que abomina o capitalismo mais que de certa forma não pode viver sem...Como dizia um amigo meu (em memorian), o dinheiro não traz felicidade, mais manda buscá-la

                        


















                          Jornalista Daniel Soares 02/03/2011 AS 06H35M

Nenhum comentário:

Postar um comentário