- Comece fazendo contatos enquanto você ainda está na faculdade. Networking, o ato de fazer conexões que serão benéficas no mundo dos negócios é uma habilidade boa para dominar. Professores, editores de jornais da faculdade e outras pessoas que você encontra na sua rotina diária podem fornecer contatos valiosos para o seu primeiro (ou próximo) emprego em jornalismo.
- Obtenha seu grau em jornalismo ou comunicação e continue a avançar seus estudos. Ter um bom grau de bacharel de uma universidade autorizada é um bom começo, mas escritores espertos sabem que aprender é um longo processo. Seminários de escrita, workshops e grupos de escritores fornecem oportunidades para afiar suas habilidades e ampliar seu potencial de emprego.
- Estágios, embora muitas vezes não remunerados, oferecem a jornalistas inexperientes a oportunidade de obter uma experiência do mundo real enquanto estabelecem contatos significativos no campo deles. Se inscreva em estágios durante seus dois últimos anos de faculdade (mesmo mais cedo, se possível) e considere este trabalho ‘voluntário’ como um investimento no seu futuro.
- Encontre um mentor. Alguém que atingiu um nível de sucesso no jornalismo é um valioso amigo para se ter. Procure por jornalistas que estão prosperando e peça pela assistência deles. Você não está pedindo diretamente por um emprego nesse ponto, meramente conselhos e orientação para atingir seus objetivos de longo-prazo
- Leia tudo que você tem em mãos. Os melhores escritores são normalmente leitores vorazes.
- Encontre um site com uma quantia respeitável de acessos e escreva um blog. Embora seja improvável que você faça dinheiro com ele, você ganhará exposição e, para um jornalista, isso é tão bom quanto ouro (embora isso não pague o aluguel!).
- Fique informado. As notícias de ontem são muito velhas; para ser um jornalista de sucesso, você precisa saber tudo dos últimos desenvolvimentos em política, religião, ciência, crime e até fofocas de celebridades. Procure por histórias – elas estão em todos os lugares.
- Considere trabalhar por conta. Trabalhos freelance podem não oferecer os benefícios de férias remuneradas e seguro, mas estes jornalistas aproveitam algumas vantagens únicas em relação às contrapartes empregadas em corporações. Freelancers são capazes de fazer seus próprios horários, contar histórias sobre as coisas que eles estão realmente interessados e decidir independentemente sobre a direção que o trabalho deles leva. Sem os constrangimentos de cumprir uma agenda de trabalhador, jornalistas freelance são livres para explorar profundamente as histórias que podem não chamar a atenção de alguns trabalhadores.
- Seja disciplinado. Escreva todo dia, envie consultas de forma regular e continue a enviar seu trabalho em cada oportunidade. Jornalismo geralmente não é o tipo de carreira do “faça o que é preciso e vá para casa”. Você precisa estar sempre ligado nas novas histórias e novas oportunidades para ter seu trabalho publicado.
- Nos estágios iniciais de sua carreira, não seja muito seletivo sobre o trabalho que você escolher. A coisa mais importante para um iniciante é ter ser nome ouvido e estabelecer uma reputação de jornalista confiável.
- Aprenda a não receber uma rejeição de forma pessoal. Na verdade, uma rejeição reflete somente uma opinião, e não é a mais importante – a sua. Se ser um jornalista é o que você realmente quer, não desista só porque você não atinge um sucesso imediato. Se o esforço não vale a pena para você, você pode ter escolhido a carreira errada.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Como começar uma carreira no jornalismo?
Ás vezes, a pior parte para deslanchar uma carreira é saber como começar. Cada campo possui suas próprias exigências específicas, e carreiras no jornalismo não são exceções. Aqui temos algumas dicas para aqueles que esperam se tornar jornalistas:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário