sábado, 23 de dezembro de 2017

Chico Buarque de Holanda

...


 O meu guri
Chico Buarque/1981

  
Quando, seu moço, nasceu meu rebento
Não era o momento dele rebentar
Já foi nascendo com cara de fome
E eu não tinha nem nome pra lhe dar
Como fui levando, não sei lhe explicar
Fui assim levando ele a me levar
E na sua meninice ele um dia me disse
Que chegava lá
Olha aí
Olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega

Chega suado e veloz do batente
E traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro
Chave, caderneta, terço e patuá
Um lenço e uma penca de documentos
Pra finalmente eu me identificar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega

Chega no morro com o carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador
Rezo até ele chegar cá no alto
Essa onda de assaltos tá um horror
Eu consolo ele, ele me consola
Boto ele no colo pra ele me ninar
De repente acordo, olho pro lado
E o danado já foi trabalhar, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri
E ele chega

Chega estampado, manchete, retrato
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais
Eu não entendo essa gente, seu moço
Fazendo alvoroço demais
O guri no mato, acho que tá rindo
Acho que tá lindo de papo pro ar
Desde o começo, eu não disse, seu moço
Ele disse que chegava lá
Olha aí, olha aí
Olha aí, ai o meu guri, olha aí
Olha aí, é o meu guri


1981 © - Marola Edições Musicais Ltda
Todos os direitos reservados
Direitos de Execução Pública controlados pelo ECAD (AMAR) Internacional Copyright Secured
 


 Cadê você (Leila XIV)
João Donato/Chico Buarque/1987

  
Me dê noticia de você
Eu gosto um pouco de chorar
A gente quase não se vê
Me deu vontade de lembrar

Me leve um pouco com você
Eu gosto de qualquer lugar
A gente pode se entender
E não saber o que falar

Seria um acontecimento
Mas lógico que você some
No dia em que o seu pensamento
Me chamou

Eu chamo o seu apartamento
Não mora ninguém com esse nome
Que linda a cantiga do vento
Já passou

A gente quase não se vê
Eu só queria me lembrar
Me dê noticia de você
Me deu vontade de voltar


1987 © - Marola Edições Musicais Ltda
Todos os direitos reservados
Direitos de Execução Pública controlados pelo ECAD (AMAR) Internacional Copyright Secured

Fonte: http://www.chicobuarque.com.br/letras

Confesso que meu primeiro contato com Chico Buarque, foi no quinto ano do ginásio,
Lembro-me que na página de literatura e história, a letra da música:

A banda, foi declamada pela professora de português, Márcia,

Uma professora bonita e concerteza boa vivã dos anos 70 e 80, na época ela aparentava, uns 30 anos de idade,

Sobretudo, ela confessou ter ido assistir aos festivais de música brasileira,

Lembro dela falando do Guilherme Arantes e também do Ivan Lins, Elis Regina, enfim,

Até que a tarefa sobre a canção a banda do Chico Buarque ,.
Foi escrever toda a letra, ou seja,
Escrever em poema e recitar na frente dos colegas,

Lembro que fiquei nervoso, mas, foi bom 😍,

A professora simplesmente, me elogiou e disse que eu iria ler muito bem, devido, minhas expressões durante a leitura,

Ela dizia que eu respeitava as vírgulas e os pontos 😍

😎 Confesso que me achei rs 😁,

Professora Márcia,
Por onde estiver, lembrarei sempre da senhora, e espero recíproca tá?

Um abraço,

Bom, depois disto, achei ele um velho demode e antiquado.

Fui ter acesso a algo, ou seja, trabalho do Chico Buarque, no final dos anos 90,
Ganhei o disco essencial de Chico Buarque,

E pediram para eu ouvir a canção:
Cadê você ( Leila VXl) acho que era isto,

Mas, confesso que na época

Meu guri venceu e eu curti 👍, na época estava com 18 anos e ouvir meu guri, me fez forte e correr atrás dos meus sonhos, atropelando as Barreiras e me sentindo "normal",

Sem saber que eu mestiço, filho de pastor e dona de 🏠,
Sem muita estrutura, sobretudo,
Sempre me senti 😎,
Todavia, sofri muito,
Como dizem no candomblé:
Bati muito a cabeça 😲,

Mas, entre mortos e feridos, eu estou salvo 😍,

A duras penas, mas, tô aqui,

Firme e forte, no que me propõe ser suportável.

A emoção de parques de diversão, já não confio mais na minha força, 😂,

Sobretudo, estou com 37 anos e do cd sobrou ele em uma cortina dos meus CDs,

Confesso, que depois, estudei um pouco sobre a vida 🎆🍸 dele e

Descobrir que ele é neto do nome do dicionário português, Aurélio e irmão da Cantora Miúcha,👸,

Foi surpreendente,
E curti também, afinal a o contraste e a mistura brasileira, afinal, a cantora Miúcha 👸 é bem mestiça, e Chico com os olhos da cor de Esmeralda 💎,
É mestiço como teus filhos e netos,

Dia desses, vi que o filho do Carlinhos Brown com a filha do Chico e Marieta Severo, ( a maligna),  da novela das nove, o outro lado do paraíso,
Está, se apresentando como artista musical 😍, me apaixonei,

Queria tanto ter a coragem dele, sobretudo, ainda tenho as palavras do Mr, Dugnane , que como me formei jornalista, terei o dever e moral de escrever e ler o suficiente para enriquecer de conhecimentos.😠,

Não curti, porém, é o que me proponho fazer, e como diz Maria Bethânia 👸,

É o meu ofício 📚👓, ler e escrever,

Sendo assim, descobrindo a miscigenação da família Buarque de Holanda,
Passei a admirar o trabalho e toda participação política nacional e social do artista Chico Buarque de Holanda nos anos 60 e 70, auge da ditadura militar.

Parabéns 🎂 ao cantor e compositor e ex sogro do Carlinhos Brown,

👨🎤Chico Buarque de Holanda ,
Um dos nomes mais importantes da música popular brasileira dos anos 60 e 70.

Época, em que os jovens pensavam e sabiam o que queriam,

Acredito que tenha nascido se não amizade, respeito, entre Gonzaguinha e Chico Buarque,

Até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário