quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Janela _ Windows

Outubro de 2015 , 2h09m Quinta feira 29 , quase Haloowin .

Parece que foi ontem que ouvia Dona Bastiana,  respeita é minha Avó Materna,  a quem herdei com orgulho o amor pelas obras de Nelson Rodrigues e as Novelas da Globo,  que fique bem claro,  da Globo.
Dizia ela,  que a cada ano as novelas da rede globo ficavam melhores e desde então comecei a acompanhar e faço das palavras de minha avozinha,  mãe de minha mamãe Iolanda.

#asnovelasdaglobonaohtempranenhumaoutraemissora

Assuntos a parte, voltamos ao artigo.

Saia desta Janela menino,  dizia minha avó,  não sei o que tanto vê nesta mesma imagem!

Já vou vovó,  dizia eu, mas,  relatando em minha cabeça: mal sabe ela que não é a mesma imagem.

Se não me engano,  era férias de verão,  no entanto, estava na casa da vovó,  um sobrado verde escuro com a janela da segunda sala no segundo andar,  escancarada para a vila Hortênsia,  na Lapa.
Neste dia o sol dava seu espetáculo no céu,  não pra ninguém, a não ser pelo azul do céu que era como um topázio lapidado!

Entre Donas de casa e comerciantes a vida seguia pela janela, acho que está era a imagem repetida que Vovó tinha, mas , ela não sabia que naquela mesma janela,  um pouco mas tarde,  uma bola branquinha como uma a neve vem nos presentear num céu mais escuro, suspense e agressivo,  mas,  quando ele está rodeado de estrelas,  não tem como não aplaudir.  O espetáculo chegava ser mais bonito do que o sol e o céu azul!

Ali tinha meus horários preferidos para estar, pois, acredite você leitor ou não,  que eu sempre ia no nascer , isto é,  no princípio.
Lembra,  que citei que a janela vivia escancarada? , pois,  bem, vovó me deixava no primeiro quarto após a sala, sobretudo,  ao anoitecer,  colocava o colchão no chão da sala e dormia assistindo aquele espetáculo e agradecendo por ter olhos para ver aquilo.
Quando pegará no sono,  um nascer de dia amarelo me fazia nascer também,  abria meus olhos e via aquela bola Amarela nascendo,  era o maior espetáculo visto por mim até o momento.

Corri pro sofá e de queijo nas mãos contemplava e respirava fundo,  sem cansar de ver aquele fenômeno Natural!

Quando os primeiros raios nasciam após 2 horas observando, corria pegava o colchão e levava pro lugar dele,  fazia a cama , de dente escova,  rosto lavado,  perfume e cabelinho penteado,  aguardava no sofá a vovó acordar e me dar o dinheiro para o pão!

Higiene pessoal,  acepcia , limpeza é um dos itens indispensáveis à saúde meu neto,  dizia minha avó.
Sábias palavras vovó Bastiana!

Quando ouvia seu tamanco de madeira e couro branco,  já tinha que estar na posição de pedir sua bênção,  se não levava um tapa na testa!
Lá vinha ela,  sempre com o mesmo penuar , cumprido , verde de seda e estampado com uma única rosa vermelha que no contraste do verde, dava a entender que o hobby era vermelho!

Cabelo bem penteado e maquiada sempre e cheia de acessórios,  ela estendia a mão, e eu tinha A OBRIGAÇÃO de dizer:
- Sua bênção minha Vovó !
E ela respondia:
- Deus te abençoe muito meu neto e beijava minha testa,  isto,  de uns tempos a frente, já que estava crescendo,  e ela não ae curvava muito, pois,  ela sempre dizia,  não se curve a quem não mereça senhorito Daniel.
Cuidado com quem lhe agrada a mais, pois,  ele te fará curvar se diante dele!

Sábias palavras vovó Bastiana!

Pegue o dinheiro e traga
6 pães e
1 leite B.

#osdosanos80vãoSaberoqsignificavaoB.

Era a melhor hora,  a de sentir o calor do Mister Sol em movimento na rua,  restando a chinela,  como dizia minha avó,  ia eu até a mercearia do seu João , um bigogudo gordo e fedido que adorava me jogar água das mãos que ele lavava enquanto me atendia.
Aquilo me irritava.

Vovó pediu 6 pães e 1 leite B.
Com os pães na mão aguardava seu João pegar o leite entre as Manteigas Fiorela que me enchia a boca d'água,  amava o sabor!

Com tudo em mãos,  caminhava até a casa uns 8 metros de distância,  não dava nem pra fugir.

Recordo,  que ao entrar, a sacola tinha de ficar na pia e eu lavar as mãos para sentar a mesa!

Sempre café com leite na xícara você tem que tomar viu senhorito Daniel? A casa que te receber tem que saber que é na xícara de alça que se oferece café com leite! Se re deram no copo,  diga não e afirma que queimará seus dedos e sentir dor não te traz prazer dizia minha avó!

Sábias palavras vovó Bastiana!

café tomado , podia ficar assistindo os desenhos animados Pica pau,  capitão caverna,  he man , o fantástico mundo de Bob,  Tom e Jerry...
Mas,  minha maior fascinação era o mundo la fora, sendo assim,  percebi que com o tempo, aquela imagem definitivamente iria se tornando a mesma coisa.
Aprendi com minha avó que ela já estava cansada de ver aquela vista.  O curioso envelhece,  o tempo é cruel senhorito Daniel,  ele não te fala mas te acompanha mudo e invisível,  pra te mostrar que nada teve graça plena!

Sábias palavras Vovó Bastiana!

Assim,  a cada janela um olhar de surpresa,  curiosidade,  cansaço e esperança de um reencontro ou quem sabe um novo encontro!

Assim,  a vida passa e muitos espertalhões,  acha que se reparar numa janela receberá água quente,  a verdade é que as janelas de hoje são vazias,  pois não há mais o que ver lá fora.
O belo; o homem destruiu!

Agora resta a cada um trancar suas janelas com blacaut e se expor no Facebook!
Com memes mentirosos e enganadores!

Vida boa ainda é a minha que me faz sair todos os dias,  andar 1 km e meio, passar na padaria e levar pão para tomar café com minha mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário