domingo, 7 de janeiro de 2018

⭐1930 - 2004✝

... você pode ter achado que me conheceu, só o fato de ter me namorado, ter minha amizade ou ter algumas horas de conversa comigo,
Mas, você só vai me conhecer, quando eu abrir minha boca e cantar 🎤...
                   Cássia Eller,

Boa noite caro leitor,

Tanto pesquiso, vejo, leio e tudo é vago,
Até o momento de me preparar para escrever ✍

Assistindo o programa Metrópolis na tv cultura, vi a homenagem que a Flip, homenageou Hilda Hilst,

E decidi fazer a minha homenagem, no título que somado dão os exatos 73 anos de vida da escritora ✍📖,

Prometo fazer uma crítica sobre uma obra da Sra Hilst.

Quero chamar a atenção para dois documentários que assisti.

Antes, quero dizer que acordei bem,
Era 08h30m ,

Dia frio ⛄ e chuvoso⛈⛄.

Fui ao açougue era 11h00m,

Mamãe preparou o almoço e eu decidi assitir documentários e

Confesso que quando penso em fugir de alguns artistas, deles me vêm inspiração para ✍.

Eu estava evitando, pelo menos hoje,

Não escrever e só ler a livro do curso prático da língua portuguesa e literatura.

Uma edição do Jânio Quadros, de 1966, sobretudo,

Recebi do YouTube quatro propostas de vídeos e claro fisguei algumas palavras e sons do vídeo da Marina Lima 👸, cantando na virada cultural de 2015,

Acessei rapidinho também o Chico Chico cantar Maria Bethânia 👸, escritas como carta para a irmã Maria Bethânia 👸, quando o Caetano Veloso estava exilado em Londres.

E o documentário 🎷🎶📣

Pedrinha de Aruanda 😍,

Confesso ter chorado de emoção,

Ver aquele exemplo de família, me fez sentir um pouco de "invejinha",

Que lindo tudo,

Eu vou começar com claro Santo Amaro da purificação 🌃🌅,

Como diz Caetano Veloso 👴 e Maria Bethânia 👸, puro somente o  Subaé e povo brasileiro só os tupinambás 👩,

Enfim,

Santo Amaro da purificação é lindo, realmente uma pérola no recôncavo baiano,

Eu particularmente, acredito, ouvir o barulhinho da cachoeira 🌊💧, dentro das casas 🏠.

O documento foi criado na relação entre a família Teles Viana,

Uma família séria, bonita e com a matriarca lá, viva e conduzindo tudo 😍,

Mesa postas o jantar foi servido e na cabeceira da mesa, lá estava ele,

Caetano Veloso 👴,

O anfitrião,

Tudo muito sofisticado e elegante,

Familiar, sobretudo, com o incomum de muitas famílias,

O silêncio,

O silêncio era nítido na família,

Após Caetano Veloso 👴 e Maria Bethânia 👸 subirem a Serra até Santo Amaro da purificação,

Histórias foram sendo contadas de maneira que Maria Bethânia 👸 e o Maestro Jaime além, desconheciam e riam,

Não prendo muito nestes assuntos de Caetano,

Quero mesmo ouvir ele falar de Wally Salomão,

Caetano Veloso 👴, chega com Maria Bethânia 👸 e o Maestro Jaime além,

Jantaram e foram para a varanda,

Tomaram chá e cantaram junto,

Ouvir Dona Cano é emocionante,

No documentário, segue a rotina das Marias (Cano e Bethânia 👸), indo a missa, na igreja aonde lavam a escada.

Mostra a natureza,

Cachoeira 🌊💧

Eu quase sentir o cheirinho do mato de lá 😍,

Acho que Caetano escreveu a canção: interior do álbum álibi da Maria Bethânia 👸.

Bom,
O que me chamou muito atenção também, além da beleza natural de santo Amaro da purificação,
Foi Bethânia dentro do circo da cidade e o texto 📖, que

Pá... 😵😱,
. fiquei passado,

Claro que eu li um pouco, não foi muito sobre Álvaro de Campos,

Mas o intimatum, é demais...😵,

Eu ainda declamo-o !!📃,

Belo texto,

Eu depois fucei uns livros meus do Fernando pessoa e teus heterônimos e não encontrei,

Agora na internet têm muito material,

O texto é lindo, atual, atemporal e

Jovem 👦.

Após assistir o documentário,

Antes, eu quero agradecer o YouTube e as boas sugestões de vídeos.

Obrigado,🙏

Eu fui assistir o Chico Chico 👦 cantar Maria Bethânia 👸,

E decidi assitir uma entrevista da Maria Eugênia, mainha do Chicão,

E o Chicão também na entrevista e fluiu um bom diálogo que me levou ao vídeo do documentário sobre a Cássia Eller,

Sabe aquele anúncio no canto do vídeo, leitor?,
Pois bem,

Eu cliquei e assisti a vida toda da Cássia Eller e tuas malandragens,

Foi bom que novamente o assunto Zizi e Ângela, veio à tona novamente.

Ângela Ro Rô foi a escolhida pelo Cazuza para gravar malandragem 🎶,

A mesma recusou e Cazuza disse que daria a outra mulher cantar,

Rô Rô, achou que fosse Zizi,

Porém, foi Cássia Eller,

E Ângela adorou 😜,

A verdade é que Cássia Eller cantava muito e foi uma novidade no Rio de janeiro,

Cássia Eller, foi uma mulher que morou em vários Estados e capitais,

Sobretudo, não foi a toa o presente que Lucinha Araújo e Ney Matogrosso deram a canção malandragem 🎶 para a Cássia Eller.

Com as loucuras internas sendo colocadas para fora nos palcos,

Cássia Eller, foi amada e amou demais,

Deixou a tua companheira Eugênia,

Um Belo filho,

Quero parabenizar Chicão pela voz e dizer que só para você contarei a experiência que tive no shou de tua mãe Cássia Eller em São Paulo no mês de outubro de 2001,
Auge do acústico MTV,🎶,

Tua mãe foi demais e uma eterna 🌟 artista e personagem brasileira, como a Carmem Miranda 👸,

Parabéns pela voz e por cantar tão bem Caetano Veloso 👴,

O poeta brasileiro.

⭐1962 - 2001✝.
Cássia Eller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário